28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Língua Azul: Doença já alastrou à região Centro com um foco confirmado em Castelo Branco
2007-11-02

A doença da Língua Azul já alastrou à região Centro com um foco confirmado no distrito de Castelo Branco, o primeiro fora do Alentejo e Algarve, as únicas regiões até agora afectadas.

Já estão confirmados, também, três focos da doença no concelho de Elvas e um outro suspeito em Nisa, no distrito alentejano de Portalegre.

A vacina para prevenir o serótipo 1 da Língua Azul, que actualmente está a ser experimentada, já foi testada em mil ovelhas no Alentejo.

Das mil ovelhas testadas não foram detectadas reacções secundárias e há uma resistência à infecção, a vacina deverá estar disponível gratuitamente a partir de 06 ou 07 de Novembro, com o intuito de travar a expansão da doença.

Apesar o Governo não poder garantir que irá ter vacinas para todo o efectivo ovino nacional, dois milhões de animais, isto porque a vacina está a ser produzida e vai ser vendida imediatamente em Espanha, foi garantido que irão ser disponibilizadas as vacinas necessárias para vacinar apenas os rebanhos que não têm problemas.

Nos rebanhos que já foram atingidos, ao fim de quatro a cinco semanas, os animais criam anticorpos, ganham resistência e sobrevivem sem qualquer problema.

De acordo com o Ministério da Agricultura, há 579 explorações pecuárias sob suspeita, que englobam um total de 125.200 animais.

Destes, 3.128 já morreram desde que foi confirmado o primeiro foco do serótipo 1 da Língua Azul em Portugal, a 21 de Setembro no concelho alentejano de Barrancos.

Trata-se de uma taxa de mortalidade muito inferior à verificada em Espanha e que, permite a Portugal encarar com alguma tranquilidade o controlo da doença através da vacinação.

Desde a detecção do primeiro foco do serótipo 1 da Língua Azul, foram implementadas novas medidas sanitárias, como a criação de uma nova zona de restrição e controlo, que actualmente engloba os concelhos de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e sete na região Centro.

Sequestro das explorações afectadas, controlo dos movimentos dos animais, meios de transporte e explorações, assim como testes de pré-movimentação, são outras das medidas sanitárias adoptadas.

A Língua Azul é uma doença de origem vírica que infecta todos os ruminantes, mas que apenas se manifesta de forma grave na espécie ovina, não afecta os seres humanos e não apresenta qualquer impacto para a saúde pública e segurança alimentar.

Fonte:AgroNotícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt