Apesar da crença que o gás nas bebidas engorda, um investigador norte americano traz nova luz sobre assunto, ao ter defendido em Lisboa no Curso de Gastrenterologia para Clínicos Gerais que, o gás nas bebidas não é responsável pelo aumento de peso, uma vez que não contém energia assimilável.
Segundo este gastrenterologista, os portugueses não têm razões para se preocupar com a presença de gás nas bebidas, uma vez que não existe nenhuma evidência científica que indique que o gás das bebidas possa ser responsável pelo aumento de peso.
Este investigador, que veio apresentar um estudo sobre os benefícios das bebidas gaseificadas, explicou que, se o gás não tem valor energético, então não pode ser responsável pelo excesso de calorias.
Pelo contrário, nos estudos que desenvolveu, concluiu que o gás das bebidas tem efeitos benéficos para a saúde, pois, contribui para o esvaziamento gástrico e para o alívio dos sintomas de indisposição.
Contudo, é verdade que muitas bebidas gaseificadas têm açúcar adicionado, sendo esse o principal motivo pelo qual o consumo em excesso destas bebidas contribui para a obesidade, especialmente em crianças e jovens com baixos níveis de actividade física.
Fonte:Distribuiçãohoje