O cultivo de transgénicos na União Europeia cresceu 77% em relação ao ano de 2006, apesar, de ainda serem fonte de polémica no que se refere aos seus benefícios e riscos.
No terreno europeu, a superfície de cultivo de transgénicos concentra-se sobretudo em oito países: Espanha, que lidera a lista, com 75,148 hectares; França (21,174); República Checa (5, 000); Portugal (4,500); Alemanha (2,685); Eslováquia (900); Roménia (350) e Polónia (320).
Os resumos apresentados pela EuropaBio não reflectem a situação real dos transgénicos na UE que, desde que em 2004 se pôs fim à moratória sobre a autorização de novos OGM´s, tendo nessa altura que se recorrer ao Executivo Comunitário, para que actuasse como responsável na aprovação das autorizações para esse tipo de cultivo.
O motivo foi sempre a falta de consenso entre os diferentes países.
Contudo, segundo a EuropaBio é importante ver como aumenta o cultivo de transgénicos, apesar de só estar autorizado um produto, o milho Bt.Actualmente já existem 209 tipos de modificações genéticas a ser cultivadas, ou em fase de desenvolvimento em 46 países de todo mundo.
Em alguns casos, estão incluídos muitos produtos obtidos de variedades que não podem ser cultivadas na UE, mas podem ser importados e usados como rações.
Fonte:Consumaseguridad