28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Ozono para segurança alimentar
2007-11-09

O ozono têm uma grande capacidade para destruir em alimentos microrganismos como bactérias, vírus e bolores de forma inócua.

O ozono é um gás com grande poder de oxidação e inócuo para os alimentos.

O seu uso na União Europeia para a destruição de microrganismos em alimentos ou para a desinfecção de equipamentos ainda está a dar os seus primeiros passos, ao contrários dos Estados Unidos, que nos últimos anos o colocou completamente em prática na indústria agro-alimentar.

A sua elevada capacidade para destruir microrganismos como bactérias, vírus e bolores, junto com a sua inocuidade, fazem dele uma valiosa ferramenta para alcançar os níveis mais altos em qualidade e segurança alimentar.

A diferença do ozono para outros produtos de tipo químico, é que este realiza a sua função desinfectante, volta a converter-se em oxigénio num espaço relativamente curto de tempo, garantindo a ausência de qualquer resíduo químico na superfície do alimento ou em águas tratadas mediante este procedimento.

O ozono quando misturado com água apresenta o mesmo poder desinfectante que os restantes desinfectantes químicos, com a vantagem de que não deixar qualquer tipo de resíduo.

Fonte:Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt