Cerca de um quarto dos portugueses não lava as mãos antes de comer, nem depois de ir à casa de banho ou contactar com animais, foram os resultados de um estudo internacional apresentado ontem, juntamente com uma campanha de promoção de higiene.
O estudo do Hygiene Council foi realizado em onze países, entre eles Portugal, e revelou que 45% dos portugueses afirmam não lavar as mãos sempre que espirra ou tosse, sendo que um quarto da população portuguesa não o faz quando contacta com animais, antes das refeições e depois de ir à casa de banho.
Em Portugal, 38% da população acredita que os locais onde há mais germes são a sanita e a roupa suja, apesar de, segundo o estudo, ser nos interruptores, auscultadores de telefone ou comandos de televisão que há maior quantidade de germes.
As mãos são sujas sem qualquer sítio, mas o fundamental é lavarmos as mãos antes de comer, depois de ir à casa de banho, quando fazemos limpeza na nossa casa ou quando passeamos com os animais.
As mãos devem ser lavadas com sabão, num período razoável de tempo, palma com palma, dorso com dorso, entre os dedos, por baixo das unhas, de modo a que toda a superfície da palma da mão e do dorso seja perfeitamente lavada, incluindo a região do pulso.
Fonte: Diário de Notícias