Grão de bico, lentilhas, feijão e ervilhas podem agora ser ingredientes chaves em snacks saborosos e saudáveis. Cientistas estão a solicitar uma patente sobre a tecnologia que produz estes alimentos com baixos níveis de sódio e gordura e sem colesterol.
Os snacks também são ricos em proteínas e fibra dietética.
Esta investigação poderá ajudar adultos e crianças a consumirem as quantidades de verduras recomendadas pelos guias dietéticos.
Alguns dos novos produtos já foram provados por aproximadamente 500 voluntários, e a maioria provou os snacks de forma entusiástica.
Por exemplo, um snack à base de grão de bico crocantes e completamente cozinhado está pronto a comer com as mãos, ou para juntar a uma salada de verduras, ou a uma sopa, ou para ser usado como aperitivo em festas.
Os cientistas usaram um extrusor de duplo rosca – um equipamento normalmente utilizado no processamento de alimentos – para produzir os snacks.
Os extrusores são rápidos, versáteis, e muito eficazes na sua utilização de energia.
Esta máquina pode combinar vários passos e múltiplos processos, como, misturar, cozinhar e formar para convertes as farinhas dos legumes em snacks saborosos.
A tecnologia de extrusão não é nova, mas, estes cientistas são os primeiros a determinar a velocidade de processamento, a temperatura, a quantidade de humidade e as formulações específicas para produzir texturas e sabores consistentes e desejáveis de cada lote de farinha de legumes.
O serviço de Investigação Agrícola (ARS) está a procurar um sócio comercial para comercializar os snacks nutritivos.
Fonte:ARS