28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Radioactividade em alimentos
2007-11-16

A contaminação radioactiva em alimentos é produzida pela adsorção de radionucleidos desde o solo ou pela sua deposição em plantas desde a atmosfera.

As radiações de origem natural, regra geral pouco intensas, têm pouca capacidade para alterar a estrutura de um alimento.

O aumento de radiações de origem antropogénica, está a suscitar interesse por parte da comunidade científica, levando estes a incorporá-las nos seus campos de estudo, com o objectivo de determinarem até que ponto podem ser nocivas.

O problema é que da contaminação radioactiva em alimentos ainda se conhece muito pouco.

O Código Alimentar define como alimento contaminado "todo o alimento que contenha germes patogénicos, substâncias químicas ou radioactivas, toxinas ou parasitas, capazes de transmitir ou provocar doença a pessoas ou animais”.

Aos contaminantes biológicos soma-se agora um interesse especial pelos químicos, tanto entre a comunidade científica como entre os consumidores, pela sua influência no número crescente de doenças, como alterações no sistema imunitário e esterilidade.

A preocupação e sensibilização relativamente à progressiva deterioração em torno do ambiente, também incide de maneira negativa na percepção de natureza saudável e das matérias primas que se consomem e que procedem da terra e do mar.

E apesar de no âmbito da divulgação se fale muito sobre ambos os temas, contaminação biológica e química, há um ponto da definição que se aprofunda pouco: a contaminação radioactiva.

Fonte: Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt