A soja é o produto agrícola que, apresenta actualmente um maior número de variedades biotecnológicas em todo o mundo.
No entanto, os OGM de soja, são desde há muito tempo de um único tipo, ser tolerante ao herbicida glifosato, conhecida comercialmente como Roundup Ready o RR.
Existem actualmente, novas características biotecnológicas de soja num estado muito avançado de ensaio ou de aprovação.
A partir de 2009 prevê-se que possa ocorrer, nos Estado Unidos, vários lançamentos comerciais de soja com novas características.
A primeira soja que se espera que surja no mercado, já em 2009, será também do tipo de resistência aos herbicidas, com novas tolerâncias ao glifosato RRY2 de Monsanto e GAT de Pineer assim como a tolerância ao glufosinato de amónio (Liberty Link de Bayer).
Depois destas prevê-se que apareçam novos tipos de soja, com características de qualidade alta para o consumidor, em particular com propriedades saudáveis, como soja rica em ácido oleico, baixa em ácido linoleico, alta em beta-conglicinina ou baixa em fitato).
Durante a próxima década estão previstas outras novidades tanto agronómicas (tolerância a outros herbicidas, resistentes a roya, resistentes a nematóides, resistentes a pragas) como de qualidade (alto conteúdo proteico, rica em omega-3, alto conteúdo em azeite, anticorpos contra E-coli, entre outros).
Também podem surgir outras sojas resultantes da combinação de várias características referidas anteriormente, simultaneamente na mesma planta.
Fonte: Agrodigital