O Comissário Europeu da Ciência e Investigação, Janez Potocnik, mostrou a sua satisfação pelo novo plano de acção, que a plataforma Tecnológica Europeia para a Saúde Animal Global (PTESAG) lhe apresentou no passado dia 14 de Novembro.
Este projecto têm como objectivo desenvolver medicamentos veterinários para fazer frente a doenças emergentes.
O plano contêm medidas concretas e necessárias para facilitar e acelerar o desenvolvimento de ferramentas que permitam o controle das doenças animais mais importantes.
Também, é proposto à UE, a criação de áreas de investigação em matéria de sanidade animal, que requerem financiamento nos próximos 10 anos, a fim de prevenir e tratar as doenças nas áreas que não dispõe de fármacos.
O plano de acção será um documento muito valioso para fixar as prioridades, não só para os programas de investigação europeus, mas também para as autoridades nacionais e indústria.
O projecto contêm um modelo que permitirá atribuir categorias e prioridades às doenças animais de acordo com o seu impacto social, baseando-se em parâmetros como sejam, a sua importância na saúde humana e animal, o seu risco de transmissão e a sua incidência sobre a segurança alimentar.
Fonte:Consumaseguridad