Investigadores referem que a utilização de maneira inadequada das luvas de látex, não só pode levar a um problema de contaminação cruzada , como também, poderão ocorrer reacções alérgicas nos consumidores, devido ao material utilizado no fabrico destas luvas.
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) informa que, ficou demonstrado que ocorre transferência de proteínas de látex das luvas para os alimentos e que, estas proteínas, quando ingeridas por pessoas sensíveis ao látex podem provocar reacções anafilácticas, mesmo quando o alimento é cozinhado.
Assim, os cientistas concluem que a manipulação dos alimentos com luvas de látex, pressupõe a presença de um alergénico alimentar oculto, já que neste caso é complicado determinar se foram utilizadas luvas, em algum ponto do circuito alimentar.
Actualmente, a normativa comunitária que se encarrega de valorizar os materiais aptos a contactar com os alimentos, não completa, segunda a AESAN, a possível toxicidade das partículas que migram das luvas para o alimento.
A Agência aposta em substituir as luvas na manipulação de alimentos por uma lavagem mais rigorosa das mãos.
Nos casos em que as luvas sejam utilizadas, fazê-lo de forma a garantir que qualquer fragmento, que se possa desprender das mesmas, se distinga dos alimentos sem problemas.
Fonte: Consumasegurid