Evite comprar bacalhau salgado seco com muito sal ou humidade, se for inteiro, pegue firmemente na parte posterior do peixe, soltando a cauda, se dobrar, é sinal que tem água em excesso.
Observe bem o bacalhau, evite comprar bacalhau vermelho ou empoado (pó fino cinzento, branco ou amarelo), cores reveladoras de problemas de preparação e conservação.
Defeitos notórios, como fendas profundas, aspecto pegajoso ou cozido, coágulos e manchas de sangue e/ou de fígado são maus sinais.
Verifique o peso na balança, para saber se lhe estão a vender peixe com o tipo comercial indicado, isto é, o bacalhau crescido deve ter um peso superior a 1 e até 2 quilogramas.
Inferior a 1 kg, já se trata de bacalhau corrente, uma categoria inferior.
Dentro do bacalhau de 1.ª categoria, existe ainda o especial (mais de 3 kg), o graúdo (igual ou inferior a 3 kg e superior a 2 kg) e o miúdo (igual ou inferior a meio quilo).
No bacalhau congelado, verifique sempre as embalagens interiores, tendo sempre em atenção a coloração.
Evite embalagens com gelo solto, deixe estas compras para o fim e utilize um saco isotérmico, e siga sempre as instruções da embalagem.
O peso líquido escorrido, indicado no bacalhau congelado às postas, refere-se à quantidade de produto contido na embalagem isento de água de vidragem, aplicada para formar uma camada de gelo à superfície, o que permite conservar o pescado durante mais tempo, evitar a desidratação e que o peixe se cole e forme uma massa compacta.
Apesar de ser uma opção mais prática, um dos riscos de comprar bacalhau congelado é pagar água ao preço de peixe.
Se encontrar parasitas, remova-os pois podem provocar alergias, embora raramente.
As larvas são um problema há muito conhecido nos países onde se come peixe cru ou mal cozinhado, estas podem permanecer vivas e causar problemas digestivos ao Homem.
A congelação a -20ºC por 24 horas, a salga por 10 dias e a confecção do alimento a 60ºC matam-nas.
Para uma demolha eficaz, coloque o bacalhau num recipiente com água, com a pele do peixe virada para cima, dentro do frigorífico, durante um dia ou dia e meio e vá removendo a água várias vezes ao dia.
Com a demolha, o bacalhau recupera água e a maioria do sal é removido, caso não o vá cozinhar, recorra à congelação, método que inibe o desenvolvimento de bactérias.
Fonte:Deco Proteste