28 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Critérios microbiológicos em alimentos
2007-12-17

A aplicação de critérios microbiológicos aos géneros alimentícios contribui para preservar a saúde dos consumidores e evitar as doenças de origem alimentar.

Uma das principais causas das doenças de origem alimentar em pessoas procede dos riscos microbiológicos dos produtos alimentares.

No âmbito legal, e dentro da UE, o regulamento n.º 2073/2005 aprovado em finais de 2005 e com aplicação desde 1 de Janeiro de 2006, que fixa os critérios microbiológicos em géneros alimentícios vem agora ser alterado pelo regulamento n.º 1441/2007 de 5 de Dezembro de 2007.

O presente regulamento entra em vigor a 25 de Dezembro de 2007.

O legislador comunitário complementa assim um dos objectivos fundamentais da legislação alimentar: assegurar um elevado nível de protecção da saúde pública para os géneros alimentícios, não contendo microrganismos, nem as suas toxinas ou metabolítos que possam apresentar um risco para a saúde humana.

A consolidação legal mediante o estabelecimento de critérios de segurança alimentar, em particular no que se refere à presença de certos microrganismos patogénicos, contribui para a protecção da saúde pública e evita diferenças de interpretação.

A obrigação principal de cumprimento destes critérios recai sobre os operadores das empresas do sector alimentar, que unicamente podem comercializar alimentos seguros, para além de terem a obrigação de os retirar do mercado sempre que deixam de o ser.

Fonte: Qualfood

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt