Os estudos sobre a segurança dos esteróis vegetais descartam riscos na saúde humana apesar de considerarem necessário a realização de novas investigações.
Os alimentos com fitoesteróis, compostos vegetais que se anunciam em vários alimentos funcionais como potenciais redutores de colesterol, têm sido um dos novos alimentos funcionais que a EFSA (Autoridade europeia de Segurança Alimentar) teve que avaliar para o consumo humano.
Neste momento é a Agência de Normas Alimentícias do Reino Unido, que analisa a aprovação ou não de um novo ingrediente derivado da soja.
Os estudos científicos realizados até agora têm demonstrado que os fitoesteróis, que a legislação europeia contempla como ingredientes funcionais, têm capacidade hipocolesterolémica, isto é, reduzem os níveis de colesterol.
Presentes de forma natural em alimentos como azeites vegetais especialmente milho, colza, girassol, amendoins e amêndoas, compostos que podem ser utilizados em saladas, produtos lácteos e bebidas.
Segundo os dados da empresa britânica Naturis, trata-se de um produto com uma contaminação mínima e cuja pureza mantêm todas as garantias para o consumo humano.
Fonte:Consumaseguridad