29 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Impacto Europeu das zoonoses
2008-01-15

A campylobacteriose encabeçou a lista de doenças zoonóticas na União Europeia durante o ano de 2006, tendo o número de infecções humanas por Salmonella descido, enquanto que as causadas por Listeria estão a aumentar.

Esta é uma das conclusões da informação conjunta, que acaba de ser apresentada pelas Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) sobre doenças infecciosas de animais transmissíveis a pessoas, que cada ano afectam mais de 350 mil pessoas na União Europeia.

Durante o ano de 2006 foram confirmados 175,561 casos de campylobacteriose na UE, e 160,649 de salmonelose.

Os resultados, segundo informação europeia, indicam uma débil mas marcada diminuição em comparação com aos anos anteriores.

O mesmo não acontece com os casos de listeriose, que sofreram um aumento nos últimos cinco anos e que em 2006 afectava 1583 pessoas.

As conclusões derivam da informação recebida, durante todo o ano de 2006, de 24 Estados membros e 4 que não pertencem (Bulgária, Noruega, Roménia e Suíça) sobre zoonoses, resistência antimicrobiana aos agentes zoonóticos assim como os focos de toxiinfencções alimentares.

No total, foram abrangidas 17 doenças deste tipo, entre elas incluem-se agentes como Salmonella, Listeria, Escherichia coli, Brucella, Trichinella e, pela primeira vez numa análise deste tipo, foi avaliada também a incidência de outros contaminantes microbiólogicos como a histamina e Enterobacter sakazakii, cujos critérios de segurança já estão estabelecidos na legislação comunitária.

As zoonoses, doenças transmitidas de animais a humanos, podem ser transmitidas directamente dos animais ou através do consumo de alimentos contaminados.

Fonte:consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt