29 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Pesticidas de chocolate
2008-01-15

Por estranho que pareça, o chocolate é um inimigo para muitos animais. Os grãos de cacau, pela sua presença rica em substâncias como a teobromina e a teofilina, são tóxicos para um determinado número de animais.

Um grupo de cientistas do Departamento de Agricultura aproveita esta capacidade para elaborar pesticidas.

Apenas 240 gramas de chocolate negro puro pode resultar como tóxico para um animal de 40 quilos, de acordo com o estudo publicado em “New Scientist”.

A investigação, conduzida por cientistas da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, confirma que estes efeitos se devem a teobromina, uma substância da família das metilxantina, que também inclui a cafeína, presente na planta do cacau, concretamente nas suas sementes.

Quando estas fermentam e secam, e após serem submetidas a um processamento, é obtido o chocolate.

As investigações realizadas até agora estimam que em cães a dose letal é de 6 a 17 gramas de chocolate negro, que é o que contem maior concentração de teobromina, por cada quilo de peso do animal.

Os ratos metabolizam muito mais lentamente que os seres humanos, ainda que menos que os cães.

Ao contrário dos humanos, que necessitariam de ingerir, de uma só vez, uns 50 quilos de chocolate para causar a morte.

Segundo a investigação, a mistura de teobromina e cafeína, tóxica para certos animais, já está a ser colocada à prova em cultivos para comprovar a sua eficácia na luta contra parasitas.

Um dos responsáveis desta investigação, defende que se pode desenvolver um método de controle de pragas mais responsável.

A presença de teobromina nos distintos produtos de chocolate pode variar em função de distintos parâmetros, como os procedimentos de processamento, o genótipo, o lugar de origem, o grau de maturação dos grãos e o peso.

O que ficou demonstrado é que quanto maior é o conteúdo de cacau maior também é o de teobromina no produto final.

Fonte:consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt