O Governo francês aprovou uma moratória sobre o milho transgénico MON 810, o único que se pode semear actualmente na União Europeia, o que significa que este cultivo fica provisoriamente suspenso em França.
O Executivo de Sarkozy recorreu-se da “Cláusula de Salvaguarda”, da directiva sobre transgénicos 2001/18, prevista para aqueles casos em que um Estado membro disponha de dados segundo os quais um organismo geneticamente modificado (OGM) constitua um risco para a saúde ou para o meio ambiente.
Esta cláusula já foi invocada em dez ocasiões: três pela Áustria, duas pela França e uma pela Alemanha, Luxemburgo, Grécia, Reino Unido e Hungria.
No que respeita ao Mon 810, quatro países já a têm activada: França, Áustria, Hungria e Grécia.
A França baseou a sua decisão numa informação que revela uma série de consequências negativas dos milhos tipo BT, entre eles o Mon 810, sobre o meio ambiente e a saúde, como a grande capacidade de dispersão do pólen destas plantas, o desenvolvimento de resistências em insectos, pragas ou efeitos tóxicos sobre vários tipos de organismos presentes nos ecossistemas.
Fonte: Consumaseguridad