O sumo de fruta é o líquido obtido a partir de frutas pré-seleccionadas mediante procedimentos mecânicos, e com uma forte susceptibilidade para a fermentação devido à presença de açucares redutores.
Os requisitos mínimos exigidos referem-se à cor, ao aroma e ao sabor, que devem ser os característicos das frutas das quais são provenientes.
O sumo de fruta é um produto facilmente adulterado, especialmente mediante a mistura de sumo original com sumos de frutas mais baratas, para aumentar a quantidade de produção e redução dos preços.
Este procedimento indica que as fraudes alimentares são um problema, que pode afectar muitos produtos, o que reforça que a autentificação dos produtos alimentares é um objectivo de grande importância na indústria alimentar.
Um grupo de cientistas do Departamento de Química Analítica da Universidade do País Basco, analisou as denominadas “impressões digitais” de várias frutas, cultivadas em Espanha, através de compostos químicos presentes em todas elas de forma natural.
O objectivo desta investigação é evitar, ou pelo menos reduzir, as adulterações ou possíveis fraudes alimentares que afectam muitos alimentos, entre eles os sumos.
Para autenticar que os frutos são elaborados a partir da sua fruta inicial podem ser seguidas diferentes estratégias.
Por um lado utilizando-se marcadores, isto é, compostos químicos exclusivos e específicos para cada fruta, tratando-se de uma forma de medição e análise rápida, segura e barata.
No entanto, em muitas situações é difícil encontrar marcadores que cumpram todos os requisitos, e como alternativa são medidos e analisados um conjunto de compostos químicos, que nos seu conjunto formam o perfil característico de cada fruta.
Estes parâmetros são denominados de “impressão digital” que, tal como nos humanos, é específico para cada fruta.
É, sem a menor dúvida, um trabalho complexo, que exige a utilização de técnicas de análise química e ferramentas estatísticas muito sofisticadas.
No entanto, assegura a qualidade das frutas e, consequentemente, a dos sumos.
Fonte:Consumaseguridad