As autoridades de saúde chinesas confirmaram que um pai contraiu a gripe das aves através do filho, em Dezembro.
No passado, a transmissão da gripe das aves de humano a humano aconteceu uma dúzia de vezes em países como o Cambodja, Tailândia, Vietname e Turquia.
Em quase todos os casos, a transmissão ocorreu entre familiares que estiveram em estreito contacto e o vírus não se espalhou na comunidade.
No caso sucedido na China, na província de Jiangsu, um homem de 54 anos e o seu filho de 24 foram diagnosticados com o H5N1 - a estirpe mais letal do vírus da gripe das aves - com uma semana de intervalo um do outro.
Na altura, agentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) disseram não se poder excluir a possibilidade de transmissão de humano a humano.
Depois de o filho ter morrido, a pai foi tratado com anti-virais e participou num ensaio de uma vacina ao H5N1 tendo sobrevivido.
A exposição do filho à gripe das aves ocorreu num mercado de criação, enquanto o pai, aparentemente, não foi exposto directamente às aves contaminadas.
O seu único contacto conhecido com a gripe das aves foi estar em contacto com o filho doente.
Os vírus H5N1 do pai e do filho geneticamente idênticos.
Os peritos fizerem também testes a 91 amigos, colegas e familiares do pai e do filho, mas todos deram negativo ao H5N1, o que prova que o vírus não se transmite casualmente.
Para o controlo e prevenção das doenças, investigadores do Centro chinês indicaram que esta transmissão do vírus H5N1 de humano a humano foi limitada e ocorreu no núcleo familiar, não havendo qualquer indicação nesta altura que se esteja próximo de uma pandemia.
A gripe das aves não é facilmente apanhada por humanos, e os peritos pensam que muitos casos estão ligados ao contacto muito estreito com as aves infectadas.
A 03 de Abril a Organização Mundial de Saúde contabilizava 378 casos de transmissão entre humanos e 238 mortos em todo o mundo.
A semana passada, aquela agência confirmou um outro caso de transmissão humana no Paquistão que ocorreu em Dezembro.
Fonte:AgroNotícias