Uma nova bactéria descoberta no Amazonas peruano por investigadores dos EUA e do Peru permitirá diagnosticar melhor a Leptospirose, uma doença tropical infecciosa que na sua forma mais grave pode ser mortal.
A bactéria descoberta em Iquitos, Norte do Peru, poderá ser a causadora de cerca de 40% dos casos de Leptospirose, de acordo com o estudo publicado na edição de Abril da revista Neglected Tropical Diseases da Public Library of Science (PLoS).
A equipa, que trabalhou com cientistas da Universidade Peruana Cayetano Heredia, em Lima, analisou 881 pacientes durante cinco anos nesta zona, onde a Leptospirose é a segunda doença mais frequente a seguir à Malária.
A nova bactéria, baptizada Leptospira licerasiae em homenagem à médica peruana Julia Licera, tem características biológicas novas e manteve ocultos muitos casos da doença.
Um dos cientistas envolvidos no estudo afirma mesmo que pode haver centenas de pessoas infectadas com esta bactéria, pacientes que geram anticorpos que não reagiam aos testes à Leptospirose utilizados até agora.
Fonte: Saúde na Internet