29 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Alergia do amendoim desaparecerá dentro de cinco anos?
2008-05-08

Modificação genética das plantas ou imunoterapia podem vir a eliminar alergias ao amendoim dentro de cinco anos, sugere um cientista da "Duke University".

Os amendoins podem causar das alergias mais severas a alimentos, afectando aproximadamente três milhões de residentes nos Estados Unidos, causando até 150 morte por ano.

Em países industrializados as alergias têm aumentado de forma muito rápida nas crianças, por causas que não são inteiramente compreendidas .

Um estudo mostrou que entre 1997 e 2002, as alergias ao amendoim, nos Estados Unidos, nas crianças dobraram, mas a ajuda pode estar mesmo ao virar da esquina, de acordo com o cientista da "Duke University".

Vários cientistas em todo o mundo têm trabalhado no desenvolvimento de novas estratégias imunoterapeuticas, que alterariam a resposta do sistema imunitário a este alergénico.

Existem estudos com abordagem muito semelhantes, no entanto são baseadas no princípio de limitar a resposta imune, das chamadas células Th2, ou induzindo a tolerância.

Estes estudos oferecem a possibilidade, pelo menos, de conhecer a quantidade de amendoim que seria necessária para causar uma reacção alérgica.

Estes tipos de tratamentos pode causar uma eventual tolerância clínica tendo por isso que permanecer em estudo para serem considerados.

Este cientista prevê que nos próximos 5 anos haja algum tipo de imunoterapia disponível para indivíduos alérgicos do amendoim.

Uma outra abordagem que pode vir a render resultados é o desenvolvimento de plantas livres do alergénico do amendoim.

Um exemplo seria introduzir cópias “anti-sense” RNA do gene do alergénico na planta do amendoim para suprimir a expressão de gene do alergénico.

A dificuldade desta abordagem é que diversas proteínas do amendoim estão envolvidas no emperramento da IgE.

O processo de alterar bastante dos alergénicos do amendoim, para fazer um amendoim modificado, que seja menos provável de causar uma reacção alérgica, prendesse com o facto de o amendoim novo já não ser considerado um amendoim.

O facto destas abordagem oferecer uma potencial solução ao salvamento de milhões de pessoas no mundo, a aceitação de amendoins geneticamente modificados não é uma garantida.

O mercado dos OGM´s continua a ser um dos maiores desafios para a aceitação de consumidor, particularmente na Europa e no Reino Unido.

Fonte: FoodQualityNews

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt