29 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Bruxelas adia decisão sobre introdução de variedades milho, arroz e batata geneticamente modificados
2008-05-08

A Comissão Europeia adiou hoje, mais uma vez, uma decisão sobre a autorização de variedades de milho, batata e arroz geneticamente modificados na União Europeia, tendo pedido novo parecer científico à Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

Bruxelas irá tomar as suas decisões se e assim que a EFSA confirmar a segurança destes produtos.

Os pareceres da EFSA têm sido, até agora, favoráveis à autorização de OGM na União Europeia (UE), mas muitos Estados-membros opõem-se fortemente, pelo que uma decisão comunitária sobre esta matéria tem sido sistematicamente adiada.

O colégio de comissários teve hoje, em Bruxelas, um debate alargado sobre a matéria que, segundo uma nota de imprensa, teve como objectivo fazer o ponto da situação, nomeadamente dos casos pendentes.

As associações ambientalistas e Estados-membros como a França, a Alemanha e a Áustria opõem-se ao procedimento actual e não consensual que permite a introdução de OGM na UE.

A autorização para a introdução de uma variedade de batata e duas de milho, uma das quais para cultivo, geneticamente modificadas está, para já, dependente do parecer científico da EFSA, cabendo depois a Bruxelas uma decisão política.

Dos OGM em causa, três variedades de milho híbrido, uma de batata e outra de arroz destinam-se à alimentação humana e animal, enquanto outras duas variedades de milho têm como finalidade o cultivo.

No final de 2005, a EFSA considerou improvável que a variedade de batata - "amflora" - tenha um efeito nefasto na saúde humana e animal, bem como no ambiente, mas os ambientalistas reforçam que tem um gene resistente a certos antibióticos.

Fonte:Lusa

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt