A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a laboração de 22 padarias devido a deficientes condições de higiene, como sujidade acumulada ao nível dos equipamentos, presença de parasitas e falta de sistemas de controlo de pragas.
Foi igualmente suspensa a laboração de um armazém de produtos alimentares, também por falta de condições de higiene.
Estas acções de fiscalização, envolveram 46 brigadas da ASAE, foram desencadeadas segunda-feira em todo o país, no âmbito da Operação Consumidor Seguro Primavera 2008, tendo sido direccionada a entrepostos e armazéns de produtos alimentares e padarias.
No total, foram inspeccionados 116 agentes económicos.
No decurso da acção, foram instaurados 59 processos de contra-ordenação e um processo-crime, por suspeita de produto avariado, tendo a taxa de incumprimento desta operação atingido os 52 por cento.
Durante a operação, foram apreendidos géneros alimentícios no valor de 5.087 euros.
Desde Janeiro de 2006 até ao final de Abril 2008, já foram realizadas acções de fiscalização em 769 padarias, indústrias de panificação e estabelecimentos de restauração com fabrico próprio de padaria/pastelaria.
Destas acções resultaram seis processos-crime e 448 processos de contra-ordenação, com suspensão de laboração em 99 padarias por falta de condições de higiene e apreendidos géneros alimentícios no valor de 15.420 euros.
No cômputo geral, a taxa de incumprimento foi de cerca de 60 por cento.
Fonte: AgroNotícias