A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), auxiliada por um cordão policial, apreendeu esta manhã no mercado de Quarteira, Algarve, 150 quilos de peixe espanhol ilegal e lançou para um camião de lixo 30 quilos de peixe estragado.
A operação decorre no quarto dia de greve dos armadores e pescadores e que está a afectar o sector do peixe fresco tanto em Portugal, como noutros países da União Europeia.
Os pescadores e armadores soldaram esta madrugada os cadeados dos portões do mercado de Quarteira, um acto ilícito que foi desfeito a meio da manhã com a ajuda de militares da GNR que estiveram a proteger o mercado de Quarteira.
Cinco elementos da ASAE, coordenados pelo director regional no Algarve, desenvolveram ao longo de toda a manhã uma operação de fiscalização a 1.200 quilos de peixe do mercado de Quarteira, que se encontrava em câmaras frigoríficas e carrinhas, e detectou além dos 30 quilos de peixe podre, 150 quilos de peixe oriundo de Espanha.
Os vendedores de peixe foram obrigados a mostrar documentos de identificação e facturas de peixe à ASAE.
O peixe estragado que a ASAE fiscalizou, algumas unidades de safio, foram directamente deitados para dentro de um camião do lixo que passou junto ao mercado e levou a caixa de peixe podre.
Durante a operação, a ASAE obrigou também a que mais de 40 caixas repletas de peixe conservado em gelo fossem trasladadas de câmaras frigoríficas em más condições de higiene e segurança para a câmara frigorífica da Junta de Freguesia de Quarteira, localizada ao lado do mercado.
Fonte: AgroNotícias