29 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Bruxelas insiste na necessidade de baixar os padrões de qualidade das frutas e verduras
2008-06-23

A actual situação de altos preços dos alimentos consolida opiniões face a uma necessidade de diminuir alguns padrões de qualidade para a comercialização de frutas e verdura.

O porta-voz do executivo comunitário faz referência à proposta apresentada pela Comissão Europeia para suprimir 26 normas de qualidade das frutas e hortaliças, que foi rejeitada por muitos países comunitários, pois o sector estima que essa iniciativa prejudicará os consumidores e os produtores.

Trata-se de um projecto "para simplificar" os critérios exigidos para a venda de frutas e hortaliças e que limita a 10 os padrões de qualidade que permaneceriam em vigor.

Esta dezena de requisitos regularia 76% do comércio transfronteiriço hortifrutícolas, pelo o que as outras 26 regras seriam eliminadas, por não serem consideradas necessárias.

Para os defensores desta proposta, uma fruta que não cumpra os requisitos em vigor poderia ser vendida desde de que devidamente etiquetada com uma “etiqueta de oportunidade”.

No contexto actual, numa era de altos preços, faz todo o sentido que este tipo de produto possa ser vendido em vez de retirado.

Esta proposta foi recusada pela maioria de países no Comité de Gestão de Frutas e Hortaliças da União Europeia e também obteve críticas de um numeroso grupo de países, no último Concelho de Agricultura, celebrado em Maio.

No entanto, é intenção de Bruxelas continuar com a sua proposta.

Fonte:Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt