A Comissão Europeia decidiu actualizar a base cientifica existente sobre a presença de chumbo nos alimentos, para poder levar a cabo uma correcta gestão do possível risco existente.
Assim, e tendo em consideração que estes níveis estão em revisão continua, foi solicitado à Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) uma opinião cientifica sobre o risco para a saúde humana relacionado com a presença deste elemento nos produtos alimentares.
A EFSA pediu com o propósito de poder recompilar toda a informação possível, o envio de todos os dados analíticos disponíveis de chumbo nos alimentos e bebidas.
Com os dados recebidos até 5 de Setembro, a agência realizará uma avaliação da exposição da população ao chumbo, prestando uma especial atenção aos grupos de risco.
Até lá o Regulamento 1881/2006 (existente no Qualfood), publicado a 19 de Dezembro de 2006, da Comissão Europeia, continua a fixar os teores máximos de determinados contaminantes nos géneros alimentícios, nomeadamente os níveis máximos permitidos para o chumbo.
Fonte: Consumaseguridad