O Governador Civil de Braga pediu ontem ao Ministério da Agricultura que inspeccione o leite de “marca branca” à venda nas superfícies comerciais, cuja qualidade está a levantar algumas dúvidas aos produtores.
Esta preocupação resulta de uma denuncia feita por produtores de leite e dirigentes de cooperativas agrícolas, sobre alegadas irregularidades que envolvem a comercialização do leite, cuja constituição lhes levanta muitas suspeitas.
Em sequência, o Governador Civil requereu, também, ao Governo que solicite à Autoridade da Concorrência, uma averiguação sobre os grandes distribuidores, para determinar se estão a praticar abuso de posição dominante.
Para o representante do Governo no distrito, as denúncias que lhe foram comunicadas, justificam uma tomada de posição urgente por parte das instituições responsáveis pelo normal funcionamento do mercado.
Os produtores suspeitam que as grandes superfícies estão a violar as normas comunitárias, que obrigam a identificar a origem e a tabela nutricional do leite, que é colocado no mercado com a protecção de marca branca.
O Governador sublinha que se assim for, torna-se necessária uma intervenção urgente, que reponha a legalidade, admitindo a possibilidade dos agricultores estarem também a ser vítimas de concorrência desleal.
Fonte: Lusa