Uma nova variedade de amendoim desenvolvido por alguns cientistas do Serviço de Investigação Agrícola (ARS) poderá ajudar os agricultores a combater dois grandes problemas dos amendoins, como: a doença causada pelo vírus do curtimento do tomate (TSWV) e a praga originada pelo nemátode.
A maioria das variedades existentes de amendoins ou são resistentes aos vermes microscópicos ou ao agente patogénico que provoca a TSWV.
A Tifguard, é o resultado de investigações genéticas de plantas, tendo sido desenvolvida a partir do cruzamento de um cultivo resistentes ao TSWV com um cultivo resistente ao nemátode, tornando-se assim na primeira variedade resistente a ambos.
A pesquisa de campo para determinar a resistência ao nemátode foi conduzida em duas fazendas na Geórgia que estavam severamente infestadas.
Nos ensaios a Tifguard não só demonstrou uma maior resistência ao TSWV, como também produziu rendimentos mais elevados, que os cultivos “standard” utilizados para a comparação, mesmo quando cultivados em áreas com poucos ou nenhuns nemátodes.
Por estes motivos, espera-se que a Tifguard seja uma mais valia para os produtores de amendoim que têm que lidar com o nemátode e o TSWV.
A “Tifguard” foi descoberto em 2007, e sua produção de sementes está actualmente em curso.
Espera-se que as sementes estejam disponíveis para a época de plantação de 2009.
Fonte: ARS