Os cogumelos Shitake (Lentinula edodes) são uma alimentação saudável para os seres humanos, e os seus subprodutos podem ser reutilizados como fertilizante noutras culturas.
Os cogumelos Shitake contêm polissacarídeos (HMWP) de alto peso molecular, que poderão melhorar a função imunológica dos seres humanos, de acordo com os resultados de alguns estudos.
Outras pesquisas indicam que o composto eritadenina, que está presente no cogumelo Shitake, poderá ajudar a baixar os níveis do colesterol.
O Serviço de Investigação Agrícola (ARS) com a colaboração dos produtores de Cogumelos Shitake Center em Shirley, Arkansas, avaliaram se os cogumelos Shitake cultivados em troncos têm níveis mais elevados de HMWP comparados com cogumelos Shitake cultivados em substratos comerciais.
Para tal, o grupo inoculou troncos com esporos de três diferentes variedades de cogumelos Shitake, e comparou os rendimentos destes com os produzidos pelos cogumelos Shitake cultivados em substratos comerciais.
Com esta análise foi descoberto que, os cogumelos Shitake cultivados em troncos tinham níveis de HWMP até 70 por cento mais elevados do que os cogumelos Shitake cultivados em substratos comerciais.
O grupo também observou que os cogumelos Shitake cultivados em troncos de carvalho branco e em carvalho vermelho apresentavam níveis mais elevados de HMWP, do que os cogumelos Shitake cultivados em troncos Liquidambar americano.
Para obter a máxima rentabilidade dos troncos descartados, os investigadores destilaram alguns fragmentos, aos quais foram acrescentados ureia e recortes de relva verde para produzir um fertilizante vegetal.
Os investigadores utilizaram o adubo vegetal, baseado em troncos reciclados, para alterar o solo numa estufa usada na produção de espinafres, e descobriram que tinham taxas de crescimento mais rápido do que as plantas cultivadas no solo, sem alterações.
A utilização do adubo vegetal reciclado oferece uma outra oportunidade para o aumento dos lucros para os produtores de cogumelos.
Em 2004 e 2005, os produtores colheram aproximadamente 9 milhões de libras de cogumelos Shitake, que eram vendidos a um preço médio de 3,21 dólares por libra.
As conclusões dos investigadores podem ser muito úteis para os agricultores que têm interesse em iniciar a produção de cogumelos Shitake nos troncos, ou aumentar os seus ganhos a partir dessa actividade.
Fonte: ARS