A farinha de amendoim sem gordura, os amendoins inteiros e o óleo de amendoim, de acordo com um estudo realizado com animais, podem ter propriedades que ajudam a proteger o coração.
Os resultados deste estudo vão ser apresentados esta semana no congresso Anual do Instituto de Tecnólogos de alimentos em Nova Orleães, Louísiana.
Para o estudo, foram divididos, ao acaso, alguns hamsteres masculinos em quatro grupos, e a cada grupo, de quase 20 hamsteres, foi dada uma de quatro dietas diferentes, todas as dietas apresentavam altos níveis de gordura e colesterol.
Cada dieta era constituída por percentagens quase iguais de gorduras, carbohidratos e proteínas, e em três das quatro dietas quantidades equivalentes de um componente alimentar foram substituídas por farinha de amendoim sem gordura, óleo de amendoim, ou amendoim sem casca.
O grupo de controlo de hamsteres foi alimentado com a quarta dieta, a qual não continha nenhum produto de amendoim.
Depois de seis meses de seis meses a serem alimentados com estas dietas, os investigadores mediram os níveis de lípidos sanguíneos dos animais e comparam esses valores com os hamsteres do grupo de controlo.
Os hamsteres dos três grupos que consumiram os produtos de amendoim apresentaram níveis significativamente mais baixos de colesterol total e de colesterol “mau”, LDL, e os níveis de colesterol “bom”, HDL, não se verificou nenhuma alteração.
Esta descoberta em conjunto com outras investigações sobre a química sanguínea sugerem que, há uma ligação entre a diminuição dos factores de risco das doenças cardíacas nos humanos e o consumo de manteiga de amendoim e o óleo de amendoim.
No entanto, esta investigação é a primeira, com animais, a mostrar tal efeito ao consumir uma porção de amendoim que não contenha gordura, ainda que não se saiba se o efeito seria igual nos humanos, dai que já estejam a decorrer outras investigações com os componentes do amendoim.
Fonte:ARS