As frutas e os vegetais contêm fibras, vitaminas e minerais imprescindíveis que são cruciais para uma boa saúde ajudando a preservar a massa muscular das pessoas com idade avançada, segundo um estudo publicado por cientistas.
A dieta americana usada neste estudo contém níveis altos de proteínas, grãos de cereais e outros alimentos que produzem ácido.
Em geral, estas dietas geram quantidades minúsculas diárias de ácido, e com o envelhecimento uma acidose metabólica ligeira com tendência a desenvolver-se lentamente.
Como a acidose provoca um desgaste muscular os investigadores estudaram a ligação entre a quantidade de massa corporal magra e as dietas de frutos e vegetais ricos em potássio e resíduos alcalinos; pois acreditam que assim será possível neutralizar a acidose.
Os alimentos podem ser considerados como alcalinos ou ácidos base face aos resíduos produzidos no corpo humano, podendo estes resíduos apresentarem-se sob a forma de ácido ou base, por exemplo, o organismo metaboliza a toranja, ácida, a resíduos alcalinos.
Os investigadores realizaram uma análise a aproximadamente 400 voluntários, masculinos e femininos de 65 anos de idade que tinham terminado uma experiência de três anos sobre medidas para prevenir a osteoporose.
Nessa experiência, a actividade física dos voluntários, a estatura, peso, percentagem de massa corporal magra e o nível de potássio urinário foram medidos no inicio e no fim do estudo, os dados dietético foram tratados depois de 18 meses.
Baseados nos modelos de regressão, é provável que os voluntários com dietas ricas em potássio tenham mais 1,63 Kg de massa muscular magra que os voluntários que consumiram a metade do nível mais alto de potássio.
Este aumento quase compensa os 2 Kg de tecido magro, tipicamente perdidos durante uma década em pessoas saudáveis de 65 anos de idade, segundo o estudo publicado na revista “ American Journal of Clinical Nutrition” de Março de 2008.
A sarcopenia, ou a perda de massa muscular, pode provocar quedas devido aos músculos enfraquecidos na perna.
Os autores incentivam novas investigações para estudar os efeitos sobre a massa muscular e a função muscular, para aumentar o consumo total de alimentos que produzem resíduos alcalinos.
Fonte: ARS