A palavra “buffet” refere-se a pequeno-almoço, almoço ou jantar, composto por uma variedade de pratos quentes e frios, colocados em expositores equipados com sistemas de manutenção a frio ou a quente, se for o caso, onde é possível escolher a refeição, satisfazendo as suas necessidades ou desejos.
Cada vez mais utilizado em hotéis e restaurantes, não só pela sua grande versatilidade como pela poupança de pessoal que este tipo de serviço (self-service) implica, no entanto, o buffet deve respeitar, de igual forma, os requisitos para garantir a segurança alimentar.
O serviço de "buffet" ou self-service, apesar da menor utilização de pessoal especializado para o servir, representa um risco sanitário extra comparado ao serviço de comida tradicional, devido ao tempo de exposição dos alimentos na sala de jantar.
Tal facto deve-se ao tempo de espera para ter lugar, na própria sala de jantar, um lugar menos controlado em termos de higiene do que na cozinha.
A falta de aquecimento prévio ao consumo (no caso das preparações a quente), juntamente com o elevado grau de manipulação, por parte dos próprios consumidores, faz com que o risco de toxinfecção aumente substancialmente.
Fonte: Consumaseguridad