30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Aquecimento global na origem do aumento de cálculos renais
2008-07-24

Num estudo pioneiro, investigadores norte-americanos estabeleceram uma ligação directa entre o aumento da temperatura média do ar e uma maior ocorrência de cálculos renais.

Os cálculos renais, frequentemente causados por desidratação, são cristalizações de sais da urina que podem tornar-se muito dolorosos quando o seu tamanho aumenta.

No artigo publicado na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), Tom Brikowski, principal autor do estudo, explica ter comparado a taxa de cálculos renais com as previsões de temperaturas da ONU e, assim, ter desenvolvido modelos matemáticos para medir o seu impacto na população.

Um deles mostra um aumento de casos na metade sul dos Estados Unidos, incluindo a chamada "cintura dos cálculos renais" do sudeste: Alabama, Arcansas, Florida, Geórgia, Louisiana, Mississípi, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Tennessee.

Se o aquecimento global aumentar ao ritmo previsto em 2007 pela ONU, os Estados Unidos deverão registar um aumento de 30% dos casos de cálculos renais nas regiões mais secas, sugere o estudo.

Quando as pessoas passam de um clima temperado a climas mais quentes, observa-se um aumento rápido dos riscos de cálculos.

Isso aconteceu, por exemplo, entre militares destacados mo Médio Oriente, explicou Margaret Pearle, professora de Urologia na Universidade do Sudoeste do Texas e um dos autores do artigo.

O estudo adverte para o facto de ser de esperar alterações semelhantes noutras regiões do mundo.

Fonte: Saúde na Internet

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt