30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
O pigmento rosa do salmão poderá reduzir problemas gástricos
2008-07-25

De acordo com um estudo realizado na Lituânia, Suécia e Dinamarca, o pigmento carotenóide astaxantina reduz significativamente os sintomas de azia e indigestão, incluindo os casos de pessoas afectadas pela bactéria Helicobacter pylori, causadora das úlceras estomacais.

A astaxantina é o corante que dá ao salmão e aos outros peixes a sua típica cor rosa e que, no caso do salmão selvagem é adquirido de forma natural pela sua alimentação e, no caso do salmão de viveiro é adicionado na sua dieta.

O estudo foi realizado com 132 pessoas com problemas de indigestão (dispepsia), que foi administrado de forma aleatória antaxantina e um placebo.

Ao grupo que foi adicionada antaxantina, e dentro dele aqueles que foram positivos para a presença de H. pylori, foram os melhores resultados em termos de redução de dispepsia.

Os carotenóides são astaxantina grupo de terpenos, com uma poderosa capacidade antioxidante.

Aqueles que são utilizados como um complemento na aquicultura podem ter uma origem natural, geralmente extraídas de microalgas ou de pequenos crustáceos (camarão, krill) ou ser de origem sintética.

Fonte: Agrodigital

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt