Cientistas do Serviço de Investigação Agrícola (ARS) estão a estudar um novo germoplasma para aumentar a diversidade genética do abacate, numa tentativa de proteger esta fruta contra um fungo que danifica as raízes das árvores do abacate.
Para ajudar a combater esta doença designada de putrefacção da raiz do abacate (PPR), a qual é causada pelo fungo Phytophthora, investigadores estão a avaliar o germoplasma do abacate com a esperança de descobrir marcadores genéticos que possam conferir resistência à PPR.
A fruta do abacate é um alimentos básico da dieta mexicana e também muito apreciada pelos americanos (43% das famílias americanas compram abacate).
O abacate é uma árvore subtropical, de origem mexicana, produz uma fruta única e nutritiva, que contem mais 60% do potássio quando comparado com as bananas, para além de ser também bastante rica em vitaminas B, E e K.
Utilizando informações sobre as sequências genéticas do abacate, os investigadores desenvolveram alguns marcadores genéticos, chamados microsatélites.
No decorrer da investigação foram estudadas várias diversidades genéticas de uma vasta colecção utilizando estes marcadores genéticos e, baseando-se nos resultados deste estudo, estes investigadores planeiam adicionar outros cultivos de abacate da espécie Antillana à colecção.
Fonte: ARS