Os homens que consomem produtos à base de soja podem ter o número de espermatozóides reduzido para metade.
Um estudo realizado da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que os homens que consomem produtos à base de soja podem sofrer aquela redução do número de espermatozóides.
O estudo, publicado na revista científica Human Reproduction, analisou o sémen de 99 homens com idade média de 36 anos e comparou a concentração de espermatozóides com a quantidade de soja consumida na dieta de cada um nos três meses anteriores à análise.
Os cientistas observaram que os participantes que consumiam em média uma porção de comida à base de soja em dias alternados apresentavam uma redução de 41 milhões no número de espermatozóides.
Apesar da redução, o estudo indica que o consumo de soja não afectou a mobilidade ou morfologia do esperma, nem o volume de ejaculação.
Segundo o coordenador "uma substância química chamada isoflavona, presente em alimentos à base de soja como o tofu ou o leite, pode interferir na produção de esperma".
O coordenador observou ainda que os homens obesos que participaram da pesquisa eram ainda mais susceptíveis a estes efeitos.
Fonte:ANIL