Um produtor algarvio aliou a experiência na destilação de medronho à de fazer mel e criou, com a ajuda da Universidade da Algarve, uma nova bebida espirituosa que quer lançar no mercado em Agosto.
Quase um ano depois e após muitos testes, o produtor conseguiu, com o apoio do laboratório de Enologia da Universidade do Algarve (UAlg), descobrir a fórmula ideal da aguardente de medronho com mel.
O principal problema deste processo foi a clarificação da bebida, o torná-la transparente, já que a sua composição é de 70% de aguardente e 30% de mel, e o seu volume alcoólico de 36%.
O produtor, de 49 anos, considera que existem poucas bebidas dentro do género, e que à primeira vista esta poderia ser confundida com a melosa, no entanto, o que as distingue é o facto desta última levar canela e raspas de limão.
Além da nova bebida, o produtor começou também recentemente a comercializar bombons de chocolate com aguardente de medronho e com mel, uma espécie de "Mon Cherry" à Algarvia à base de produtos regionais.
Esta foi a primeira vez que a Universidade prestou apoio no lançamento de uma nova bebida, através da realização de ensaios.
A funcionar há um ano na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve, o laboratório presta apoio no controlo de qualidade de bebidas alcoólicas produzidas no Algarve e Baixo Alentejo.
É a este laboratório que são levadas para análise as quatro variedades de aguardente que comercializa. de medronho, de alfarroba, figo e mel. às quais se junta agora a aguardente de medronho com mel.
O produtor pretende, numa fase posterior, dar inicio a realização de testes para criar aguardente de alfarroba com mel, de figo com mel e de mel com mel.
Quanto à nova variedade de aguardente, o produtor diz que já a deu a provar a alguns curiosos durante a Feira da Serra, que decorreu em São Brás de Alportel, e que lhe disseram ter gostado.
O próximo passo é lançar a bebida durante a Fatacil, a maior feira de agricultura e pecuária a Sul do Tejo, que acontece em meados de Agosto em Lagoa.
Fonte:Confagri