Uma equipa de investigadores da Universidade de Warwick acredita que os brócolos poderão ajudar a reduzir os efeitos da diabetes.
O estudo revela que um composto encontrado nos brócolos, o sulfurano, poderá contribuir para a diminuição dos valor da diabetes, uma vez que acelera a produção de enzimas protectoras dos vasos sanguíneos e reduz os níveis de moléculas que destroem as células.
Os cientistas testaram os efeitos do composto em células afectadas por elevados níveis de glucose, como acontece em caso de diabetes, e conseguiram uma redução de 73 % das moléculas destruidoras.
Foi também descoberto que o sulfurano activa um proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxidantes.
Para estes investigadores substâncias como o sulfurano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes.
No futuro, será muito importante testar se uma alimentação rica em brócolos e outros vegetais da mesma família, pode trazer benefícios para todos os que sofrem desta doença.
Fonte:BBC