Um surto de listeriose registado no Canadá causou pelo menos um morto, sendo que outras 16 pessoas estão infectadas pela doença, revelaram as autoridades sanitárias locais.
Considerada uma doença rara, a listeriose pode ser muito grave, sendo provocada pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes.
De acordo com o Departamento de Saúde canadiano, a vítima mortal era um residente de Ontário, a província mais afectada por esta doença rara, com mais de 12 doentes identificados.
As autoridades suspeitam que o surto tenha tido origem no consumo de carne transformada.
A empresa até agora considerada suspeita por este surto, tinha realizado análises aos produtos alimentares produzidos e tinham sido detectados vestígios da bactéria em causa.
Foram recolhidos 23 produtos de charcutaria, bem como foi suspensa a actividade da fábrica.
Entretanto, as autoridades continuam a investigar a possível relação entre o surgimento deste surto e os produtos daquela empresa.
No ser humano, a listeriose pode afectar qualquer órgão do corpo.
Os recém-nascidos, os idosos e aqueles que têm um sistema imunitário suprimido ou deficiente são mais susceptíveis à doença.
Nos adultos, a forma mais frequente de listeriose é a meningite, uma infecção das membranas (meninges) que cobrem o cérebro e a espinal medula.
Fonte: Correio da Manhã