Uma equipa de cientistas norte-americanos e canadianos descobriu que os sumos de toranja, laranja e maçã podem alterar o efeito de determinados medicamentos, torna-os menos eficazes.
Com base num estudo realizado em pacientes medicados com anti-histamínico, usado para as alergias, onde alguns voluntários tomaram o remédio com água e outros com sumo de toranja, os investigadores detectaram que o principal ingrediente activo da toranja reduz para metade a absorção do medicamento.
Segundo os cientistas, os sumos de maçã e de laranja também não são aconselháveis, já que podem diminuir a absorção de alguns remédios passados à corrente sanguínea através do intestino.
Os investigadores dão como exemplo os medicamentos receitados para doenças cardíacas, para o tratamento de cancros e ainda para tratar a hipertensão e infecções.
O coordenador da investigação disse ainda os sumos de fruta podem mesmo anular totalmente o efeito dos remédios e frisou que esta descoberta é apenas a «ponta do iceberg», por acreditar que o efeito de outros medicamentos poderá ser afectado pelos sumos de toranja, laranja e maçã.
Fonte: TSF