30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Pesticidas mais vigiados em alimentos
2008-09-03

Passaram a vigorar na União Europeia, desde 2a feira, normas idênticas para todos os países membros que definem os teores máximos de pesticidas residuais nos alimentos.

Até agora, cada membro da UE tinha as suas regras, o que causava alguma confusão com os procedimentos de importação de países terceiros e mesmo na produção e circulação de produtos alimentares no espaço interno.

O trabalho pela harmonização durou anos e desde 2005 que as balizas estavam definidas para que no terreno fosse havendo adaptação.

Para a preparação das novas regras sobre resíduos de pesticidas foram novamente avaliados os níveis toleráveis para os seres humanos de mil e cem pesticidas, e estudados os teores absorvidos por 315 produtos agrícolas, bem como o intervalo de segurança entre aplicação e consumo.

Desta forma, foram elevados para 45 mil os teores máximos definidos como seguros.

Muitos dos produtos são originários de fora da União, de países onde as normas não são tão restritas, no entanto as importações terão de obedecer aos quantitativos máximos de pesticidas.

Com estas novas tabelas, a Agência de Segurança Alimentar Europeia considera que fica garantida a defesa dos consumidores em termos de saúde.

Para a elaboração das tabelas foi ainda tido em conta o máximo admissível para diversos grupos com exigências e susceptibilidade distintas, desde as crianças aos bebés, grávidas ou vegetarianos.

Para a definição dos teores máximos foram estudados em laboratórios os máximos toleráveis de ingestão diária e o efeito acumulativo que os pesticidas podem ter no organismo.

Em Portugal, os estudos sobre resíduos de pesticidas não têm sido muito sistemáticos, se bem que alguns alertas tivessem sido lançados há mais de uma década sobre a presença de resíduos de fertilizantes (sobretudo nitratos) em alimentos como as alfaces e os pimentos.

Fonte: Jornal Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt