Foram detidas, em vários pontos da Galiza (Espanha), mais de 10 pessoas por venderem vieiras contaminadas, numa operação em que não se descartam mais detenções.
Para já desconhece-se se as vieiras contaminadas foram vendidas apenas na Galiza ou se também chegaram a outras zonas de Espanha e, inclusive, a Portugal.
Os detidos, que incluem responsáveis de restaurantes galegos famosos e pescadores, são suspeitos de fazerem parte de numa rede que comercializava vieiras contaminadas extraídas da ria de Ferrol, sem suficientes garantias de salubridade.
Dos poucos pormenores do caso, ainda em segredo de justiça, sabe-se que todos os detidos são acusados de delito contra a saúde pública, por integrarem uma rede que vendia ilegalmente vieiras contaminadas da ria Ferrol, cujo consumo pode gerar amnésia.
Há vários anos que o uso de marisco ou peixe da ria de Ferrol está proibido, devido aos elevados níveis de toxicidade dessa água.
Apesar disso os acusados comercializavam vieiras ali recolhidas, o que implica que sejam agora acusados de vários crimes contra a saúde pública.
Fonte: Jornal de Notícias