Na actualidade a Listeria monocytogenes é um dos microrganismos patogénicos que provoca maior preocupação na industria agro-alimentar.
O número de casos de listeriose aumentou na Europa cerca de 8,6% em 2006, segundo dados da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.
Para tratar de reduzir as infecções provocadas pela referida bactéria, o centro de investigação e desenvolvimento tecnológico do sector agro-alimentar, com sede em Valência, AINIA, colocou em marcha o projecto BIOlisME, cuja finalidade é desenvolver um sistema para toda a Europa de detecção de Listeria monocytogenes em superfícies de contacto com alimentos.
O novo método, que demorá cerca de dois anos a desenvolver-se, permitirá melhorar os níveis de higiene e segurança alimentar, ao mesmo tempo que minimiza tempo e custos quando comparado com os métodos de detecção actuais.
Nesta iniciativa, apoiada pela Comissão Europeia, colaboram as universidades e empresas agro-alimentares de França, Itália, Reino Unido, Irlanda e Espanha coordenadas pela AINIA.
A Listeria provoca a doença listeriose, que afecta especialmente grupos de risco, como idosos, mulheres grávidas e pessoas com as defesas baixas, após ingestão de alimentos contaminados com a bactéria.
Recentemente, foi do conhecimento público, um surto de listeriose no Canadá, que causou pelo menos um morto, sendo que outras 16 pessoas apresentaram sintomas da doença.
Fonte: Consumaseguridad