30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Películas reflectoras de partículas minerais melhoram a qualidade da maçã
2008-09-17

Borrifar as maçãs com películas que contêm partículas microscópicas de minerais, poderá melhorar a cor das maçãs e aumentar o seu peso.

Os protagonistas desta investigação realizaram um estudo de vários anos, nos quais as películas de minerais foram borrifadas, estrategicamente, num pomar de maçãs da variedade “Empire".

A capa microscópica das partículas minerais permite à água e ao dióxido de carbono passe através da película.

Em provas de campo, uma película plástica de alumínio (ALF) foi colocada numa faixa de relvado entre algumas macieiras.

Com outras árvores, a película reflectora (PF) à base de partículas minerais foi borrifada nas árvores, assim como o relvado entre as macieiras.

Um terceiro grupo de árvores não recebeu nenhum tratamento.

O ALF consistentemente melhorou a cor das maçãs, enquanto que o PF intensificou a sua cor vermelha em dois dos três anos de estudo.

Quando o PF foi aplicado no relvado entre as faixas das macieiras, o peso médio da fruta foi aumentando em todos os anos de estudo, comparado com as árvores não tratadas e aquelas que receberam o tratamento ALF.

O mecanismo responsável pelo aumento de peso de fruta com PF poderá dever-se a uma possível alteração da qualidade da luz reflectida na fruta.

Esta luz reflectida tem mais radiação vermelha distante que poderá ter efeitos benéficos tanto na cor como no peso da fruta.

A película de partículas minerais reduz também o calor e o stress da água nas plantas, melhorando a eficácia da produção.

Com base nesta descoberta, novas técnicas de manejo podem ser desenvolvidas para melhorar a qualidade da maçã, de uma forma mais económica.

Fonte: ARS

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt