O Conselho de Agricultura da Comunidade Valenciana, através do Instituto Valenciano de Investigações Agrárias (IVIA), entregará a partir do Outono quatro novas variedades de damasqueiro, resistentes ao vírus da sharka, para a sua multiplicação.
Trata-se das primeiras variedades resistentes a este vírus que sairão no mercado.
O que se pretende é a reconversão da variedade do damasqueiro, de forma a manter a produção desta variedade, tão apreciada pela sua sabor e aroma, e oferecer aos agricultores a possibilidade de diversificar as suas produções de frutas, recuperando e ampliando o mercado do damasqueiro.
O Conselho seleccionou, em concreto, as variedades IVIA-Alba-Ros 1, IVIA-Alba-Ros 3, IVIA-Alba 961 e IVIA-Alba 934 obtidas através do programa de recuperação e melhoria genética do damasqueiro desenvolvido pelos investigadores do IVIA.As características principais desta variedade obtidas pelos investigadores mediante o cruzamento das variedades autóctones valencianas e norte americanas, são a sua maior produtividade, resistência à sharka e precocidade de maturação.
O objectivo do Conselho é que os agricultores possam dispor duma ampla colecção de variedades de grande qualidade desde meados de Maio a meados de Junho, permitindo-lhes incrementar a sua
competitividade nos mercados europeus, visto que até finais de Junho não se introduz a produção de origem Francesa, principal concorrente espanhol.
Tratam-se de variedades muito apreciadas no âmbito agrário, que apresentam um tamanho médio e de grande qualidade gustativa, muito apreciado no mercado.
Como características secundárias pode destacar-se o vigor das árvores, a produtividade, a forma e a coloração dos frutos, que os tornam mais atractivos.
Com tudo isto, pretende-se incrementar a qualidade da produção destes frutos com o propósito de conseguir uma melhor adaptação ao gosto dos consumidores e melhores condições de comercialização.
Fonte: Agrodigital