30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Caramelos contaminados à venda em Portugal
2008-09-26

Os caramelos "White Rabbit”, que já foram retirados do mercado na Inglaterra e em outros países da União Europeia, por suspeita de contaminação com melamina, também se encontram à venda em Portugal.

Os doces, fabricados pela “Shanghai Guanshengyuan Food General Factory”, têm uma etiqueta sobreposta ao invólucro em que se indica serem importados pela empresa “Paris Store SA”.

A Associação Espanhola de Consumidores, FACUA, também denunciou a venda, em Sevilha, desses caramelos.

A substância tóxica já terá causado, na China, quatro mortes e deixado doentes cerca de 53 mil crianças que terão bebido leite em pó adulterado.

O governo neozelandês deu apenas 24 horas para que sejam retirados das prateleira todos os caramelos da marca “White Rabbit”.

A melamina foi o motivo aludido, também a razão pela qual a Coreia do Sul baniu os mesmos rebuçados.

Este produto contém níveis de melamina suficientes para causar alguns danos à saúde de algumas pessoas, nomeadamente pedra no rim, referiu a Autoridade para a Saúde Alimentar da Nova Zelândia.

A directora daquele organismo neozelandês recomendou que se procedam a exames médicos a todas as crianças que comeram caramelos “White Rabbit”.

Também nos Antípodas, a Austrália exortou os maiores importadores nacionais a suspender a comercialização de produtos que contenham leite procedente da China, como caramelos, iogurtes ou batidos.

A Coreia do Sul retirou do mercado os bolos “Misarang Custard”, importado da China, e “Milk Rusk”, proveniente de Hong Kong, depois de detectar níveis elevados daquela toxina usada na indústria de plásticos.

Fonte: Jornal de Notícias

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt