A Agência Norte-americana de Medicamentos e Produtos Alimentares (FDA) autorizou a comercialização de um novo teste capaz de diagnosticar, muito rapidamente no homem, a infecção gripal provocada pelo H5N1, conhecida como gripe das aves.
Este instrumento ("the Human Influenza Virus Real-Time RT-PCR Detection and Characterization Panel" ou rRT-PCR Flu Panel) apoia-se numa técnica de biologia molecular para detectar o vírus da gripe e diferenciá-lo, entre os responsáveis pela gripe sazonal e outras fontes que possam potencialmente apresentar um risco de pandemia.
Este sistema permite isolar e ampliar o material genético presente nas secreções retiradas do nariz ou da garganta do paciente.
O material genético é marcado com moléculas florescentes, posteriormente analisadas por um instrumento de diagnostico chamado "Applied Biosystems 7500 Fast Dx", que também obteve autorização da FDA para ser comercializado simultaneamente com o RT-PCR Flu Panel.
Estes novos instrumentos de teste e de diagnóstico podem detectar e identificar vírus comuns da gripe sazonal assim como focos da gripe das aves (H5N1) ou outras.
Os resultados deixam de ser obtidos em vários dias, como até agora, e passam a ser obtidos em quatro horas.
O sistema, para além do que já foi referido, é capaz de testar múltiplas amostras ao mesmo tempo.
É um passo importante na vigilância da saúde pública, pois este teste permitirá fornecer uma maior ajuda aos laboratórios na despistagem da gripe nos Estados Unidos e no resto do Mundo.
Fonte: Agrodigital