Um estudo da Johns Hopkins University, nos EUA, publicado na revista "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine" refere que os brócolos podem ajudar a reduzir danos pulmonares de pacientes que sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
Os investigadores descobriram que o fitonutriente, denominado sulforafano, aumenta a actividade da proteína NRF2, potente antioxidante e anti-inflamatório para os pulmões.
No estudo foram avaliadas amostras de tecido dos pulmões de fumadores com e sem DPOC e verificou-se que os pacientes com a doença em estado avançado apresentavam níveis inferiores de NRF2.
Os tecidos de pulmões com DPOC, quando comparados com tecidos saudáveis, mostraram uma diminuição marcada na actividade e concentrações de NRF2, antioxidante que combate a inflamação.
Este defeito observado no tecido com DPOC parece estar associado à diminuição de outra proteína, chamada DJ-1, cuja principal função é estabilizar a NRF2 e prevenir a sua degradação.
O sulforafano (composto presente nos brócolos), em laboratório, restabeleceu o equilíbrio antioxidante no tecido com DPOC, dado ter conseguido activar a NRF2.
Fonte: Saúde na Internet