30 de Novembro de 2025
Test-Drive
Test-drive
Experimente grátis!
Notícias
Newsletter
Notícias
Frango congelado, mal cozinhado, provoca 32 casos de salmonelose nos EUA
2008-10-07

O consumo de frango ultra-congelado, mal cozinhado, de uma marca de alimentos preparados provocou durante este fim de semana pelo menos 32 de casos de salmonelose em 12 Estados norte-americanos.

O Serviço de Inspecção e Saúde Alimentar informou que o primeiro caso foi registado na sexta-feira em Minnesota, apesar de existirem outros 11 Estados afectados, não estando ainda especificados quais.

As autoridades fizeram referência aos guisados de frango “Cordon Bleu”, frango “Kiev” ou peito de frango recheados com queijo.

Este aviso estende-se também a verduras e outros artigos congelados.

O Departamento de Agricultura informou que, grande parte destes casos foi originado porque o frango não estava bem cozinhado, e apelou à população para que siga estritamente as instruções para cozinhar este tipo de comida.

Nestes pratos o frango está congelado, apesar de vir panado e pré-cozinhado, o que lhe confere uma aparência de estar pronto a ser consumido.

Ao que parece, a maioria das pessoas afectadas afirmaram que não seguiram as instruções de preparação, que referem no verso da embalagem para cozinhar correctamente o frango no forno, e estas colocaram-no directamente no microondas.

Na embalagem está mencionado que este produto não é apto para microondas, porque não atinge a temperatura suficiente para eliminar a Salmonella.

O Departamento de Agricultura advertiu que o frango deve ser cozinhado a uma temperatura mínima de 73º C.

Fonte: Consumaseguridad

» Enviar a amigo

Qualfood - Base de dados de Qualidade e Segurança Alimentar
Copyright © 2003-2025 IDQ - Inovação, Desenvolvimento e Qualidade, Lda.
e-mail: qualfood@idq.pt