O mel, além de ser um alimento completo e nutritivo, poderá converter-se numa alternativa aos condimentos para saladas, composições alimentícias habitualmente elaboradas à base de conservantes químicos, como são exemplo o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) e butilhidroxianisol (BHA).
Uma investigação levada a cabo por cientistas de Chicago, procura nesta substância produzida pelas abelhas, um substituto natural a estes compostos químicos.
Desde há já algum tempo, que se desenvolve uma forte evidência do potencial do mel como antioxidante em diversos sistemas alimentares, entre eles os condimentos.
A ela somam-se, actualmente, as conclusões de um estudo cujos resultados serão publicados em breve no “Journal of Agricultural and Food Chemistry".
Este alimento fornece aos preparados alimentares uma fonte natural de edulcorantes, com o qual não se torna necessário a adição de nenhuma substância química desta características ao produto.
A elaboração de um condimento à base de mel requer a incorporação da variedade mais adequada dos meles existentes no mercado.
Segundo o autor deste estudo, o mel das flores, ao proceder de diferentes fontes, pode variar na cor, sabor, perfil de compostos fenólicos ou na capacidade antioxidante, factores muito importantes quando se pretende determinar correctamente qual a variedade a escolher para uma preparação alimentar.
O mel deverá ser de sabor moderado, cor adequada e com suficiente capacidade para reduzir ao mínimo as alterações na sua aparência e sabor.
Fonte: Consumaseguridad