A campanha dos cogumelos silvestres já teve inicio e muitos daqueles que os recolhem vendem o produto directamente a comerciantes de Espanha e França, onde o preço dispara.
Em Portugal, esta actividade deverá ser alvo de regulamentação até ao final de 2008, tendo em conta o aumento da curiosidade e do interesse pelos cogumelos silvestres, proporcional ao risco para a saúde pública.
De norte a sul do território nacional existem mais de 500 espécies, no entanto, apenas cerca de 30 são comestíveis, enquanto que as outras podem ter um nível elevado de toxicidade e a sua ingestão ser fatal.
E necessário um maior controle sobre os restaurantes que incluem este produto nas suas ementas, referindo que em Espanha vai ser regulamentado o controle sanitário dos cogumelos silvestres antes de chegarem aos restaurantes.
Para os especialistas em fungos, como é o caso dos cogumelos, não há fórmulas para distinguir um cogumelo comestível de um venenoso, a única garantia é serem colhidos por quem tem competência técnica para o fazer.
Fonte: Confagri